terça-feira, 27 de outubro de 2009

Poluição Visual??


Recebo um email de um grande amigo a mostrar o seu descontentamento e em geral de todos, sobre os cartazes ainda hoje afixados das campanhas eleitorais. Nele, dizia ele que era um bom tema e se me faltasse as ideias que poderia escrever sobre o caso.
Bom, as ideias vão sempre vindo e esta não sendo minha mas sim de um amigo, cá estou eu para lhe dar voz.

27 de Setembro e 11 de Outubro foram as datas escolhidas para mais uma romaria ás mesas de votos para escolhermos os nossos eleitos, uns de coração, outros por empatia mas no melhor do pior lá se mete a cruz nesse partido e por fim, os que nunca compreendi, votar em branco. A primeira data foi 27 de Setembro mas dois meses antes já Portugal assistia à não passagem de modelos mas sim à passagem de caras lindas e belas frases onde se destacava "Pessoas" por cartazes espalhados por todo o lado.

Anos de eleições são sempre bons para as empresas de Outdoors que alugam aos partidos os seus belos sítios para poderem afixar bem ao lado do concorrente a resposta ao cartaz do opositor. Também há quem escolha pela via mais rápida e mais barata que é pegar num pincel com cola e colar nas paredes. Ora que lindo que fica no meio de uma parede a dizer que apoiam as pessoas e ao mesmo tempo escarrapacham um cartaz na parede. Bem, talvez a parede tivesse um buraco e assim é trabalho comunitário.

11 Outubro, autárquicas. Mas alguém conseguiu distinguir as duas campanhas?
Foi uma tal confusão de cartazes na rua que parecia um cabaz de Natal de tantas as escolhas possíveis. Ou avançava Portugal, ou vamos ser mais no domingo à noite, ou mandavam uns para a Conchichina, bem, o que vale é que acabou rápido, acabou no dia 11 Outubro. Não acabou?

Infelizmente não. Já estávamos fartos de ver cartazes dos partidos e já temos saudades de ver os tais anúncios de marcas que nos farta mas agora bem nos arregalava o olho em detrimento dos de politica. É que o problema agora só não é ver os actuais cartazes mas rever um misto dos anteriores. Se repararem bem, com a chuva e o tempo húmido os cartazes começaram a rasgar e a aparecerem os que estão por baixo perfazendo um misto que é a coisa mais espectacular à visão humana.

Meus senhores, é tempo de retirarem as vossas lindas caras de cena porque a cena já não tem graça nenhuma. Quando debatem sobre a poluição só deve interessar mesmo a dos fumos e gases, mas na escola ensinaram-me uma que é, Poluição Visual????
Pois, essa não dá dinheiro, não há ninguém nas reuniões dos G sei lá quantos que compre aos outros países tipo, 1 milhão de euros em Poluição Visual para mandar colar uns cartazes lá nas cidades do seu país só porque ainda tem saldo para poluir. Incrível, comprarem direitos para poluir.

Haja pachorra e boa vista para passar ao lado disto tudo. Ainda bem que o Natal está à porta para em breve se ver os efeitos de Natal e os tão aguardados anúncios de prendas para escolher e oferecer.

Este post é dedicado ao meu Grande AMIGO António Lourenço (Tózé).

1 comentário: