Ontem tive na primeira e ultima assembleia da câmara de Salvaterra de Magos. Primeira porque era virgem por estas paragens e ultima por ter sido a ultima reunião de assembleia por parte destes órgãos antes das novas eleições.
A Câmara de Salvaterra é dirigida por maioria absoluta pelo Bloco de Esquerda, um partido que tem vindo a crescer no concelho à medida que a taxa de alfabetização se acentua, onde os concelhos vizinhos crescem muito mais por terem uma visão sobre o investimento e claro está, um enorme fosso separa Salvaterra com os concelhos ao lado.
Mas dirão vocês porque? Uma das razões confirmei ontem e que me estarreceu.
A assembleia reúne-se no Cais da Vala, um auditório por sim bonito em que está a presidência da assembleia constituída pelo PSD, ao lado a presidente de Câmara e na frente deste palco todos os deputados e a quem queira assistir.
Já se sabe que começa por chamada, a leitura do correio recebido e por fim as ordens de trabalho. Para meu espanto e confirmação, um deputado da CDU costuma iniciar com um enorme texto no qual afirma o que lhe vai na alma e o que pensa da actual presidência. Posso confirmar que este senhor escreve muito bem.
Escreve tão bem que chega a incomodar os presentes do Bloco de Esquerda, ou melhor, irradia das suas palavras tanta luz que faz com que eles tenham dificuldades em olhar. Dificuldades em olhar? Passo a explicar.
No decorrer da leitura o comportamento destes ditos senhores que gerem, que ouvem, que se preocupam com as pessoas do concelho fizerem o contrário do que o seu patrão e inspirador Francisco Louçã diz e mostra aqui neste cartaz da foto. Uns riam-se, outros serviram-se das cadeiras como se fossem camas, a mostrar tal desrespeito pelo orador, outros viraram a cara no sentido contrário e aqui até foi bom porque foi para a direita sendo eles de esquerda.
Mas disse eu cá para mim, bem no fim devem levar uma repreenda da Presidente pelo comportamento. Errado e ainda mais surpreso. Ao fim de 2 minutos a Presidente levanta-se e sai da sala retornando só no fim. O melhor disto é que estou na ultima fila e ouço a sua voz a perguntar a quem estava na porta se já tinha acabado.
Pois bem, Olhos nos Olhos? e ai percebi que o nome do partido deveria ser Bloco de Esguelha por não olharem a quem discursa e a quem lhes diz as verdades.
No meu ver este senhor só tinha de ter parado o discurso e recomeçar quando a Presidente voltasse. Não houve por parte da bancada nem de nenhum partido uma nota que fosse de reparo a esta situação e ficou bem notório que falta uma oposição forte porque este Bloco e ai uma nota de apreço, aparece em Bloco na assembleia da Câmara e bem preparados para discutirem a lavagem de roupa. Ideias? apenas manterem a taxa de abstenção forte e contar com aqueles que votam sempre neles.
Fica então a falta de respeito, ficou bem presente que fazem o que querem, e que estudaram os livros errados de formação politica.
Aqui tenho a certeza o porque do partido ser tão retrógrado e é mesmo porque não ouvem ninguém, não encaixam as criticas e não evoluem.
Espero que apareça uma oposição forte e que quebre este gelo que perdura do tempo dos dinossauros.
Sem comentários:
Enviar um comentário