quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escrever um Livro ?!?!?


Não me recordo onde e quem as proferiu mas naquela altura sorri para mim mesmo e disse..."que idiotice". Hoje penso que me ri de mim mesmo.
As palavras eram mais ou menos isto. Uma pessoa morre feliz quando constitui a sua família e escreve um livro. Bolas escrever um livro?

Não mudei em muito a minha ideia que se morre feliz quando se escreve um livro, agora talvez preencha uma parte na vida dessa pessoa. Mas ia eu ontem a caminho de casa a pensar nisto.

Não escrevemos nós, uma página de um livro a cada dia que passa?
No fim da nossa vida não estará o livro finalizado?

Depois ainda me complicou mais as ideias quando fiz mais perguntas...

Mas o livro será nosso ou seremos apenas um capítulo?
Se sim, esse livro é uma história então Interminável?

Bem, mas este tipo de livro não passa então de um livro não palpável, sem letras, sem capa, sem o cheiro das suas folhas e sem preço para venda. Outros dirão, mas se cada dia que passa é uma página, então vai haver paginas repetidas no livro porque há dias que são sempre iguais. Sim, mas também nos livros a sério há paginas que se tornam enfadonhas e no qual o seu escritor irá corrigir num próximo livro que escreva, irá se aperfeiçoando como nós deveremos fazer dia a dia.

Mas a história como será? E que género será? Romance? Policial?

A narrativa não terá ainda hoje nem género e nem um desfecho porque será uma história a meu ver Interminável. O único fim será o nosso capítulo, mas outros continuaram a ser escritos e a serem juntos a outros e a formarem a grande História da Humanidade. Pelo menos já lhe dei um nome.

Cada um, continue a escrever ou a rescrever o seu livro, a sua parte, o seu capitulo de um grande livro que nunca se saberá quando acaba e quem o encadernará. Temos de nos preocupar em que o nosso livro seja o melhor de todos, o livro da nossa vida. Se nos preocuparmos em sermos bons autores talvez outros o façam na mesma quando olham para nós e também eles tentem mudar a sua escrita. Quando olham quer dizer que eles já o estão a ler, sim, porque este livro não tendo data prevista de conclusão já está a ser lido há muito tempo. Este livro é escrito e lido em tempo real por todos e o seu melhor, juntos podemos reescrever o seu conteúdo e dar uma melhor narrativa, porque há tanto tempo e tantas páginas ainda em branco.

E porque acho que me ri de mim mesmo?

Por fim, quando aprendermos a escrever e a compreender o nosso livro, e se houver tempo ainda, então podemos escrever o livro com capa e folhas, páginas, cheiro e até com preço. Mas nenhum preço desse livro se compara com o preço do grande livro escrito por todos, o livro em que todos contribuímos para ele e nem sempre o sabemos ler e interpretar.

Por Paulo Cadeiras em 28-10-2009.

4 comentários:

  1. Neste livro eu só vou na introduçao...
    Tu é que já vais podendo escrever o desenvolvimento!

    ResponderEliminar
  2. Acho primo que todos nós não passamos de uma introdução, capitulo, deste livro em que todos somos autores. Agora, depende como o queres escrever, se por boas acções ou más. Se achas que até agora as palavras e frases que lá escreves-te poderiam ser melhores...bom, então não te importes, é só mudar um pouco o rumo da escrita e contribuíres para uma história melhor da Humanidade. Se achas que até agora tens escrito direito, então continua mas sempre melhorando. Todos nós podemos melhorar, mas nunca chegar a um máximo, alguém sabe onde fica??

    ResponderEliminar
  3. Felizmente, que a minha escrita têm vindo a ser correct, têm erros, e claro que tem ninguem e perfeito, mas os erros que ja cometi não voltarão a ser cometidos.

    ResponderEliminar
  4. Então contribuirás para uma história melhor.Obrigado Primão

    ResponderEliminar