terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Sorriso de uma Criança.

Quando ouvimos noticias de crianças raptadas ou maltratadas, ficamos por momentos com a sensação de impotência por não conseguirmos mudar essa tendência. Nesse momento a raiva sobe-nos ao cérebro e pensamentos impróprios fluem como uma nascente de água que corre do cimo da montanha até ao chão. Mas passou uns dias e esquecemos a noticia até à próxima que nos leva ao mesmo pensamento e ao mesmo procedimento que é...nada.
O nada, depende em muito e aqui podemos interferir neste processo vigiando com mais atenção as nossas crianças minimizando a hipótese de rapto. Mas não podemos eliminar os actos de cobardia e de maus tratos que os próprios pais oferecem aos seus filhos. Tento perceber o que sente um pai que pura e simplesmente viola um filho ou uma filha, mas é me difícil de pensar talvez por não ter estudos suficientes ou por não conseguir diferenciar ali entre um animal irracional e um ser humano. Enoja-me e repudia-me a ideia e faz então a água furiosa da nascente me percorrer as veias e fecharem-me os pulsos.
Será que esses irracionais não conseguem olhar e verem que está ali uma pérola?
Será que não corre nenhum sentimento dentro daqueles corpos capazes de essas atrocidades?
Há alguma coisa melhor que ver uma criança feliz?
Por mais traquinas que sejam e nos chateiem têm sempre uma arma que é o seu sorriso, que nos impede de um acto severo. O sorriso tão puro lançado dos seus lábios, a sua cara pequena que cabe numa mão, umas mãos inocentes incapazes de malvadez, tudo isto criado pelo ser que um dia lhe fará mal.
Não compreendo, e fica em mim apenas a tristeza de todas as crianças que dão o seu sorriso, mas em troca só têm desgostos, só sentem dor por tanto desrespeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário