quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Estudos ou não???

Está para breve o inicio do ano lectivo que para muitos é mesmo o inicio para outros a continuidade, há quem tenha chegado ao fim dos cursos e para eles Parabéns. Depois também há aqueles que não tendo acabado e nem recomeçado simplesmente desistiram da escola.
Revejo-me hoje neles e no que sentiram no dia em que tomaram a decisão e ai uma marca importante para a vida. Lembro-me que foi numa manhã que disse que não queria mais escola e que estava farto e que ia trabalhar.
Hoje não me arrependo em certa parte porque tive a sorte de arranjar um trabalho, (não sendo para um futuro), que gosto e o mais importante ter sido humilde e sempre com educação. Mas então não precisei da escola?
Errado. A escola mais tarde reflecte-se na vida de uma pessoa e com ela atingimos uma base de formação mais sólida e com mais hipótese de sucesso. Costuma-se dizer para quê o canudo se não o utiliza, mas não é verdade, porque independentemente de o não utilizar essa pessoa passou por uma formação e parte na linha da frente.
É óbvio que há quem não tenha formação e que tenha hoje um bom emprego e há o mérito disso, mas não se consegue chegar mais longe e exemplo disso são empregados que desempenham tão bem as funções mas não progridem por não terem estudos que permita subir.
Hoje compreendo que as portas se abrem e fecham a todos mas só entra quem for mais ágil. Por outro lado as mesmas portas abrem-se mais facilmente a quem tenha a chave na mão.
Houve oportunidades que podia ter aproveitado mas não consegui agarra-las e por isso agarrem a oportunidade que é a escola para um dia terem um maior leque à vossa volta. Mesmo que o canudo fique na gaveta, saberão estar na vida, relacionarem-se melhor entre pessoas de diferentes mentalidades, terem uma maior lucidez de ideias e escolhas e o mais importante, sentirem-se bem com vocês próprios pois mais tarde encontram uma chave que abre a porta. O mais importante ai é não fecharem a porta com tanto desprezo ao que ficou lá fora, porque essa porta serviu para entrares e pode levar-te a sair....


1 comentário:

  1. Caro amigo,
    o saber não ocupa lugar e, geralmente, quando se trata de selecção de pessoas, ocupa o lugar quem tem o saber!
    Um abraço,
    Luís Melancia

    ResponderEliminar