segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Primaveras mais curtas...

Com o inicio da Primavera recomeça uma nova vida por todos os jardins. As árvores dão flores para depois crescer o fruto, as plantas, flores, relva, despontam para nos embelezar mais as casas. Os pássaros começam o seu ritual de acasalamento, com a construção dos ninhos, os ovos, o choca-los, o nascimento. A procura de alimentos por parte dos pais até ao saírem dos ninhos é uma verdadeira correria. O seu dever é alimenta-los e aquece-los nos primeiros dias. Tenho uma casinha em que meto alpista e água, e vos digo que é muito bonito vê-los a irem lá. Certo dia, encontro um pequerrucho ainda sem penas no chão, junto à casinha, o seu corpo jazia em cima da relva. Não percebi como pode ter ido sozinho até lá. Terão os pais o abandonado, ou ter-se aventurado? Fiquei com muita pena. Mas foi ao ver esse pequeno corpo ali, que voei por ele, pôr pensamentos e sentimentos. No fim, não compreendi. Não percebo como há actos assim nos humanos, abandonar crianças, deixar morrer, matar. Pensei então. Será que os pais deste pequeno viram muita tv dos humanos?...Filmes, séries como SCI no AXN e mesmo noticias maléficas? Restou-me pegar no pequerrucho, fazer uma cova na terra, e ai deposita-lo. Em seguida, repor água e comida para os que tiveram ate ali, uma melhor sorte que ele. O que acabei de fazer? Um acto muito simples, um acto que se reflecte na vida de um humano. Todos nós precisamos de um ninho, de afecto, de alimentos. Mas ainda mais importante que isso.....alguma dignidade, mesmo no fim da vida...

4 comentários:

  1. Só é pena que a maior parte dos seres humanos ainda entendam a Vida Animal como uma mera frivolidade de "meia dúzia de malucos" que defendem os seus direitos enquanto seres que vivem, amam e nos acompanham, merecendo o tal ninho, afecto e um "fim de linha" tão digno quanto o valor da própria Vida!

    Ainda fazemos parte, muito infelizmente, de um país que, com tantas coisas para se fazer brilhar, apenas consegue bater um record: em 2007, Portugal foi o sítio onde morreram mais Animais nas estradas portuguesas.

    Um Anjo

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo comentário e pela visita ao blogue.

    ResponderEliminar
  3. Nesta altura já concordava contigo... e nem sonhava vir a continuar a escrever neste blog!
    Publicaste no dia 11...
    Foi escrito no dia 10...
    Mas eu acreditei!

    um anjo

    ResponderEliminar
  4. Ao fazer um ano, cá estás tu ainda. Obrigado por isso.

    ResponderEliminar