"...há estrelas que Brilham mais que outras, mas só porque estão mais próximas de nós..."
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Saudade de ter Saudades...
Às vezes bate-nos a Saudade por um momento vivido, por alguém que nos marcou em determinada altura e noutros casos por perdermos alguém. Mas a meu ver há também a necessidade de por vezes, ser importante ter “Saudade de ter Saudades”.
Se virmos bem, quando sentimos Saudade é por algo que nos marcou pela positiva e a sensação de Saudade, é a sensibilidade emocional de querer de novo reviver o momento ou a pessoa. Acho que não há ninguém que tenha saudades de mal tratos e só por isso, vamos cingir-nos a Saudade = Positivismo. Aliado a esse estado emocional fica também agregado dois outros; Tristeza e Alegria.
A Saudade, agregada ao estado de Alegria, depreende-se ser aquela sensação que adorámos, por exemplo, estar em determinado lugar com amigos, com familiares, bons momentos passados na companhia de quem gostamos etc. Nesta fase percorre-nos pelo corpo uma leveza de espírito, sempre com um sorriso na cara, numa sensação de querer reviver de novo cada momento; reviver o Espaço, o Acto e as Pessoas. Na maioria dos casos é possível repetir.
Já na Saudade agregada à Tristeza, é aquela que nos faz lembrar mais da palavra “Saudade”. Esta normalmente é mais dolorosa e é acompanhada na maioria dos casos na perca de algo, ou mais grave; de alguém. É nesta que normalmente as pessoas dizem ter “Saudades” da pessoa, dos momentos passados com ela e percorre uma enorme Tristeza no interior da pessoa. Neste caso o importante é o recordar apenas quem perdemos, ficando em segundo plano o Espaço e o Acto da perca, mas sendo impossível de esquecer.
No inicio disse, que sentimos Saudade por algo que nos marcou pela positiva e a perca de alguém não é em nada sinónimo disso, certo? Entendo que a “Saudade” é um estado “Puro, Único e Positivo”, por isso eu a agregar a dois estados; Alegria e Tristeza. O problema é que nesta fase; a própria Saudade é relegada para 2º plano pela Tristeza.
A Humanidade que compõe este Mundo está cada vez mais fria com os olhos postos num Futuro Incerto. As pessoas parecem estar a perder a capacidade de memória, ou então, a utilizarem-na de uma forma errada. Dá a impressão que já não se faz a Cópia de segurança diária. Recordar com Saudade é muito importante. Para mim a saudade é uma alavanca que me ergue a reconquistar amizades, paixões, não olho para ela como sendo sinónimo da tristeza, mas sim um estado dela que em nada lhe tira o mérito.
No dia que deixarmos de sentir “Saudades”, deixamos de gostar de nós. Nós somos a maior fonte de recordações e Saudades…
"Por vezes; é importante ter Saudade de ter Saudades..."
…não te tornes uma pessoa fria e sem memória…
Por Paulo Cadeiras em 15-11-2010.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não sei quem disse ou escreveu...
ResponderEliminar"Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração."
E, quanto a mim não há sentimento mais doloroso,mais cruel que o sentir saudade de alguém...
um anjo
Eu tenho saudades de estarmos juntos, por este motivo ou aquele, não temos tido oportunidade, mas vamos ter que alterar isso o mais depressa possivel...hehehe, beijos e abraços;-)))
ResponderEliminar