segunda-feira, 27 de julho de 2009

Classes sociais...relacionamentos.

...quando há cada vez mais diferenças entre classes sociais, quando há um fosso de ideias entre elas levando ao quase impossível relacionamento, eis que me deparo com uma situação de inverso. Quando falo em classes não falo entre pobres e ricos mas sim entre postura, educação. É certo que sou de uma esfera inferior. Achamos nestas ocasiões que estamos ao nível intelectual, que podemos enfim, aspirar a grandes palavreados. Errado, temos a consciência de ouvir essas palavras a serem entoadas na nossa massa cinzenta e descodificamos o que podermos. De resto, cabe-nos ser cordiais, responder ao que soubermos com educação e manter a conversa. Mas haverá motivos e ao mesmo tempo solução para este afastamento?.
Motivos haverá sempre desde que a classe inferior, se continue a vangloriar do que não sabe, achando que não precisa desses relacionamentos. Por outro lado, a superior achar que não vê quaisquer interesse ou não retirar nenhuma ideia da inferior.
Solução há. Cabe ás classes inferiores, interiorizarem dentro de si que são inferiores, podendo ascender mesmo assim a esse relacionamento ao serem humildes, aprendendo e assim elevar o seu conhecimento, a sua postura. A superior, terá de fazer um esforço para aceitar certos comportamentos, posturas, todos eles dentro da educação devida. Compreendo que aqui o esforço é maior. Levará muitos anos até chegar a um patamar aceitável mas é esse caminho que eu vejo que terá de ser percorrido. Quanto a mim, tive este sábado passado, um exemplo que me deixou a pensar que pode ser mesmo este o caminho......Obrigado ás pessoas em questão pelo seu amável convite.

2 comentários:

  1. Mais uma vez comento um post neste blog, começando por dizer que não concordo, mas respeito. Não concordo quando o autor escreve, que as pessoas de classe inferior, tem que e passo a citar "...Cabe ás classes inferiores, interiorizarem dentro de si que são inferiores, podendo ascender mesmo assim a esse relacionamento ao serem humildes..." e as de classe superior, "...A superior, terá de fazer um esforço para aceitar certos comportamentos, posturas, todos eles dentro da educação devida."
    Estes 2 comentários deixam-me preplexo porque conheço bem o autor. No meu ponto de vista, acho que as 2 classes tem legitimidade para se acharem superiores cada uma à sua maneira, a humildade deve ser de todos e se a classe superior tem que fazer um "esforço", para mim não é superior a nada, muito pelo contrario... Toda a gente sabe que o presidente é importante, mas o varredor de rua também. Eu tenho também amigos de todas as classes, e só agora é que dei por isso, por ter lido este post, porque até então não sabia qual é a minha classe, qual a do outro, ou a do outro. Pegando na palavra humildade, se todos formos humildes, as classes nem se notam, porque os bens materiais ajudam a viver bem mas não são o mais importante. Ou será que a humildade só serve aos da classe inferior? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Quando falei em classes, referi bem que não se trata de Ricos ou Pobres, mas sim de postura, cultura. Nunca referi em Dinheiro. Quando refere que somos todos importantes, também no post está bem explicito isso. Se o que está em causa aqui é a palavra Classes, então pode muito bem ser substituída. O post serviu simplesmente para, e ai tem razão ao afirmar que todos podemos ser humildes, mas tem de ver que uma pessoa que não tenha o mínimo de formação, não consegue entender muitos dos assuntos que são tratados.Veja o caso de muitos vídeos que nos enche de rir como por exemplo no youtube nos últimos da liga etc...acha que essas pessoas podem ter certas conversas,certos assuntos com pessoas de classe superior????? e mais uma vez digo, essa pessoa pode ser pobre, pode não entender o que se esta a falar, mas ser feliz á sua maneira.O que eu escrevi é que essa pessoa tem de ser humilde e compreender que é inferior, e ao mesmo tempo a que é superior,deve ser também humilde para poder ter uma maior abertura e ajudar essas pessoas.Juntos poderão mudar certas mentalidades.Nunca me referi a dinheiro.

    ResponderEliminar