Há palavras fáceis de dizer, outras difíceis de entender. Há também umas que são universais, fáceis de dizer e compreender, mesmo assim nem todos nós as entoamos. Palavras simples como, desculpe e obrigado. Será que é tão difícil?
Poderá nem ser por mal, mas hoje a sociedade vive a 1000 a hora, está criada uma ideia que fazem-nos as coisas já por fazer, não havendo necessidade para uma cordialidade para com o outro. Más há quem sinta essa falta, e são essas pessoas que mais sofrem quando vêem o Mundo cada vez mais arrogante, passando uns por cima de outros. Felizmente, há o inverso. Actos tão simples como abrir uma porta ao outro, logo de seguida ouvir, obrigado. Caminhar na rua, ir de encontro e dizer-mos um simples, desculpe. Estes exemplos correm o mundo. Mas as mesmas palavras tornam-se proibidas em outras situações. São nessas ocasiões que nos sabe bem ouvi-las, quando nos ferem com insinuações, tratarem-nos mal, e sei lá quantos exemplos mais. Hoje, é mais fácil pegar no telemóvel e enviar um desculpe por sms, que olhar nos olhos. Mas será que o desculpe nesses casos torna contornos de inferioridade, de vergonha?
Cada vez mais nos recusamos inconscientemente a olhar nos olhos do outro. O mais grave ainda, nos recusamos por vezes a pedir desculpa ao ser que deveríamos não ter esse complexo. Falo de quem tem filhos. Será que os vemos como nossas propriedades, passando por cima dos seus sentimentos?
Como podemos mudar o Mundo assim, se no nosso pequeno Mundo, em casa, falhamos...felizmente há quem faça bem o seu trabalho de casa.
....quanto a mim, prometo mudar o meu Mundo em casa, começando por não dizer aqui a palavra mágica, mas nos olhos da minha Filhote e Mulher...
"...há estrelas que Brilham mais que outras, mas só porque estão mais próximas de nós..."
sexta-feira, 31 de julho de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
...Passado, Presente e Futuro
Por vezes debato-me com pequenas questões às quais não consigo responder. A História do Universo já conta com milhões de anos, a da Humanidade com milhares. Sabemos hoje que há, passado presente e futuro. Mas será assim tão linear? Se dissermos hoje, que ontem bebi água, então ontem foi passado. Mas hoje vou beber água (presente)... não poderemos considerar uma continuidade com uma interrupção pelo meio?... e quem é que foi beber água?... o meu corpo?... mas será que alguém me mandou ir beber?... e quem?... e se existe, existe há muito tempo, ou existiu sempre?
Certos sentimentos como o ódio, raiva, paixão, alegria etc, não existiram? Podemos dizer que atravessaram então, estes anos todos. Foram então presentes, no passado hoje e amanha? No plano temporal, o nosso corpo nasce, cresce, envelhece e morre e todos nós, uns mais que outros, dividimos esses sentimentos durante tanto tempo quanto a Humanidade existe. Então, não seremos nós Hospedeiros, existir o passado presente e futuro para os nossos corpos, mas para o ciclo da vida, do universo, ser sempre um presente continuo, ou um presente em constante modificação?...
Vivemos hoje o passado e o futuro?...
No fim de ler o livro "Nómada"... não sendo o meu género, mas deu que pensar...
Por Paulo Cadeiras em 30-07-2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Jornais Desportivos????.... FHM é que é...
Já estou a ver os leitores com idade avançada este mês a trocarem os desportivos pela FHM.
- Ó Ti Chico, já viu a nova contratação do Benfica?
- Não é Ti Manel, é a nova Relações qualquer coisa... diz-se que é quem trata lá dos espectáculos e palavreados, é mais ou menos isso.
- É pá, dava uma boa massagista.
- Queres pôr os rapazes mais moles do que já são??
- Mas ó Ti Chico, não é a senhora que joga também com cartas, e lá com os signos e tal?
- É mesmo essa.
- ... então era mesmo boa aqui para a associação. Era o meu par na Sueca e Bisca dos 9 e adivinhava o vosso jogo.
A idade não conta, conta sim o Photoshop e claro, ai admiro, a coragem de fazerem um trabalho fotográfico deste tipo. Parabéns a todas as mulheres que gostam de mostrar o que talvez nós homens, nem pensamos que é verdade ainda existir, mulheres da idade da Maya estarem ai para as curvas.
- Ó Ti Chico, já viu a nova contratação do Benfica?
- Não é Ti Manel, é a nova Relações qualquer coisa... diz-se que é quem trata lá dos espectáculos e palavreados, é mais ou menos isso.
- É pá, dava uma boa massagista.
- Queres pôr os rapazes mais moles do que já são??
- Mas ó Ti Chico, não é a senhora que joga também com cartas, e lá com os signos e tal?
- É mesmo essa.
- ... então era mesmo boa aqui para a associação. Era o meu par na Sueca e Bisca dos 9 e adivinhava o vosso jogo.
A idade não conta, conta sim o Photoshop e claro, ai admiro, a coragem de fazerem um trabalho fotográfico deste tipo. Parabéns a todas as mulheres que gostam de mostrar o que talvez nós homens, nem pensamos que é verdade ainda existir, mulheres da idade da Maya estarem ai para as curvas.
terça-feira, 28 de julho de 2009
...fui para a Faculdade de... ou mandaram-me ?????
...sempre pensei enquanto estudante, que o acesso á faculdade não deveria ser como é. Nem por isso lutei por ser diferente, fui um perdedor, não continuei os estudos. Achava que as médias pedidas para certos cursos eram exageradas, o que levaria a uma selecção realmente de bons alunos a esses cursos. Por ai tudo bem, quem estuda e é bom se candidata a eles. Mas será que só esses terão sucesso na sua profissão?... Será que outros, só porque não se aplicaram tão bem, não tendo notas para ter acesso não o iriam desempenhar tão bem ou melhor? O exemplo que aqui trago, não invalida o método corrente, mas dá que pensar. O curso é o de Medicina e o sujeito é meu irmão. Acaba o 12º ano e tem acesso á Faculdade de Letras com o curso Assuntos Europeus. Foi dito por ele que não se revia nisso, mas foi para o que estudou..ou será que não?...a média dele só daria para isso. Atalhando, mete na cabeça que gosta de Medicina, com ajuda dos pais vai fazer pré testes á Faculdade de Plzen Republica Checa e entra em Medicina. Hoje é um dos melhores alunos da sua classe, mantendo sempre a vontade de se formar em Medicina com especialidade. O que deixo em aberto é: será que quem entrou cá com média de 19 será melhor aluno que ele?...desempenhará o seu papel melhor?...estamos a falar de um aluno que ia ser jogado para um curso que não se revia. Acho que deveriam deixar escolher os alunos o que querem, sendo responsáveis pela sua escolha. Esse aluno, teria de passar sem chumbar até ao fim, mostraria que está a 100% e que aproveitou a benesse concedida ao ser-lhe dado a escolha. No caso de chumbar, automaticamente nunca mais poderia se inscrever nesse curso e só noutro. Penso que haveria mais alunos credenciados nos postos de trabalho, não por escolhas familiares etc, mas sim por terem prazer na profissão. Haveria assim uma maior procura em outros cursos porque haveria sempre quem não arriscaria se candidatar ao que não se sente á vontade. Este método irá contra aos interesses de quem domina e quem ganha rios de dinheiro com esta selecção de carreiras actual?....
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Classes sociais...relacionamentos.
...quando há cada vez mais diferenças entre classes sociais, quando há um fosso de ideias entre elas levando ao quase impossível relacionamento, eis que me deparo com uma situação de inverso. Quando falo em classes não falo entre pobres e ricos mas sim entre postura, educação. É certo que sou de uma esfera inferior. Achamos nestas ocasiões que estamos ao nível intelectual, que podemos enfim, aspirar a grandes palavreados. Errado, temos a consciência de ouvir essas palavras a serem entoadas na nossa massa cinzenta e descodificamos o que podermos. De resto, cabe-nos ser cordiais, responder ao que soubermos com educação e manter a conversa. Mas haverá motivos e ao mesmo tempo solução para este afastamento?.
Motivos haverá sempre desde que a classe inferior, se continue a vangloriar do que não sabe, achando que não precisa desses relacionamentos. Por outro lado, a superior achar que não vê quaisquer interesse ou não retirar nenhuma ideia da inferior.
Solução há. Cabe ás classes inferiores, interiorizarem dentro de si que são inferiores, podendo ascender mesmo assim a esse relacionamento ao serem humildes, aprendendo e assim elevar o seu conhecimento, a sua postura. A superior, terá de fazer um esforço para aceitar certos comportamentos, posturas, todos eles dentro da educação devida. Compreendo que aqui o esforço é maior. Levará muitos anos até chegar a um patamar aceitável mas é esse caminho que eu vejo que terá de ser percorrido. Quanto a mim, tive este sábado passado, um exemplo que me deixou a pensar que pode ser mesmo este o caminho......Obrigado ás pessoas em questão pelo seu amável convite.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
... corre tudo por dinheiro....
- olhe desculpe....sabe que me lembrei hoje, pronto, eu ate acho que sabia, mas foi mesmo só hoje que tomei consciência que sou filho do Michael....
- Ai é?..há aqui umas dividas para serem pagas.
- Sou filho do Michael Antunes, de Vila Nova da Rabona, não percebeu bem?...dá concertos lá no Grupo Desportivo aos Sábados á noite, e não se vê bem que não sou nada parecido com o Michael.
- Sabe que não sabemos o que fazer com tanto património que tinha.....
- está surdo???...olhe aqui, olhe bem para estes passos de dança. Esta-me no sangue os genes do meu papá Michael. A cara?... igual né?...pronto sou branquinho, mas de pequenino cai na lixívia, só foi isso mesmo.
Vão parecer cogumelos a nascer, as noticias de herdeiros. É uma pena que onde há dinheiro há sempre interesseiros. Descansa em paz.... a 2ª parte da tua História está a ser escrita agora, tú como papel principal, mas nunca vais ler o guião, logo sem o teu consentimento....
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Sócrates Eternamente?????????????
Perante 150 empresários ontem no Porto, José Sócrates diz claro e em bom som.
" Está para nascer um Primeiro Ministro melhor que eu" e ainda que Portugal tem credibilidade na Europa e isso vê-se ao pagarmos os menores juros ao Banco Central Europeu. Só posso achar, que 150 pessoas dormiam nessa altura do discurso. Não perguntaram o porque de nós consumidores, pagarmos dos mais altos juros aos nossos bancos e os mais altos Spreads. Na 2ª intervenção, concluo que ontem ainda não tinha nascido um melhor Ministro, mas talvez hoje sim, mas teremos de esperar cerca de 40 anos para que chegue ao poder, não sabemos quem. O pior, é que Sócrates com esta saída, descredibilizou a sua bancada, porque nenhum tem competência, por ele, para no futuro ocupar o seu lugar. Será que Sócrates quer ser Eternamente Ministro?????.
" Está para nascer um Primeiro Ministro melhor que eu" e ainda que Portugal tem credibilidade na Europa e isso vê-se ao pagarmos os menores juros ao Banco Central Europeu. Só posso achar, que 150 pessoas dormiam nessa altura do discurso. Não perguntaram o porque de nós consumidores, pagarmos dos mais altos juros aos nossos bancos e os mais altos Spreads. Na 2ª intervenção, concluo que ontem ainda não tinha nascido um melhor Ministro, mas talvez hoje sim, mas teremos de esperar cerca de 40 anos para que chegue ao poder, não sabemos quem. O pior, é que Sócrates com esta saída, descredibilizou a sua bancada, porque nenhum tem competência, por ele, para no futuro ocupar o seu lugar. Será que Sócrates quer ser Eternamente Ministro?????.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
O inicio de mais um inicio...
...mais uma noite, mais uma apresentação aos Sócios e não Sócios, pois lá vai o tempo em que os Sócios enchiam os lugares da Catedral não dando hipótese ao publico em geral. O Benfica apresentou-se ontem para mais uma época que começa bem diferente de anos anteriores, mais motivação, mais garra, dando aos adeptos expectativas redobradas. O resultado do jogo não importa, o que importa são as indicações deixadas que para lutar na nossa liga são boas. Saindo um pouco do plano desportivo e falando mais dos adeptos, tenho uma opinião de que estes jogos são sempre um dejá vu de todos os anos. Festa, palco ao meio, nomes chamados num som gritante e entradas espampanantes dos jogadores. Uns mais queridos que outros. E é neste ponto que foco o meu post. Quem é Benfica é Benfica, mas não se pode só ver Benfica. Como Benfiquista que sou, não posso admitir que ao entrar nomes como Nuno Gomes, Mantorras (casos mais escandalosos) que se ouça um frenesim, como fossem recém chegados e salvadores do clube. Não posso deixar em claro, que são jogadores muito abaixo do que o Benfica precisa mesmo para condição de suplente. Também os seus ordenados estão em questão, mais pela parte do nosso capitão ausente, Nuno Gomes, que aufere salário para 2 anos e depois posição em qualquer coisa dentro do clube. Todos aqueles que lá estiveram,contribuíram para isso pagando a sua cota,o seu bilhete, contribuíram para uma injustiça no nosso clube. Não pode um clube agarrar-se a memórias quando no presente essas memórias não são nem mais nem menos que sugadoras de Euros não dando nada em troca. Seria mais sério retirar o jogador em questão, dar então um cargo com um salário muito mais baixo e ficar mais uma posição em aberto para um jovem jogador.Repare-se que estamos a falar de um capitão de equipe ausente, pois em principio será a 4ª escolha no ataque Benfiquista. Até pode ser campeão este ano, mas a injustiça continua. Relembro, que muitos dos adeptos ou mesmo todos que la foram, vivem em condições muito abaixo das estrelas que brilharam no rectângulo de jogo, mas foram lá por amor ao clube ou porque gostam de ver bola. Mas deixo o apelo a esses adeptos, ver um jogo hoje é caro, ainda mais caro se não jogam e se praticam injustiças destas mantendo jogadores a ganhar rios de dinheiro só porque.....porque o que?..por ter marcado golos?..não é essa a função do jogador?...quando não servimos ao nosso patrão vem outro para o nosso lugar.Abrir um pouco os olhos ao Norte nunca fez mal a ninguém, pois os resultados estão á vista.Saudações Benfiquistas....
terça-feira, 21 de julho de 2009
A Gripe A...lhada em que estamos.
Em tempos de crise, nada melhor que entreter as pessoas com mais uma Gripe. Não temos duvidas hoje, que é uma Gripe e até tem um nome o Hn1, para o menos atento a Gripe A. Mas será esta Gripe tão má assim, que nos faça ter medo?
Bem, pelo menos deu e continua a dar umas horas de audiência á nossa Ministra da Saúde que ao fim destes anos, havia quem a não conhecesse. E se reparar-mos, no tempo de emissão em que a Dra. Ministra fala, não se fala da sua má actuação e em geral do Governo. Mas assim sabemos diariamente os casos, dizem alguns. No meu ver era mais eficiente se todos os dias eu ouvisse..."hoje as listas de espera reduziram para menos x pessoas para operações. Ou mesmo, cada vez mais os Médicos cumprem o seu horário e assim as listas e o atendimento muito melhor." A mim não passa de puro Big Brother esta actuação. Mas indo mais longe, que bom negócio os laboratórios terão este ano quando venderem todo o stock e assim encaixarem alguns milhões. Quanto a nós, continuaremos sim, com mais uma vacina dentro de nós e contentes para mais um ano. Assim vai o mundo nesta Alhada e quem sabe para o ano numa Balhada e por ai fora.
Bem, pelo menos deu e continua a dar umas horas de audiência á nossa Ministra da Saúde que ao fim destes anos, havia quem a não conhecesse. E se reparar-mos, no tempo de emissão em que a Dra. Ministra fala, não se fala da sua má actuação e em geral do Governo. Mas assim sabemos diariamente os casos, dizem alguns. No meu ver era mais eficiente se todos os dias eu ouvisse..."hoje as listas de espera reduziram para menos x pessoas para operações. Ou mesmo, cada vez mais os Médicos cumprem o seu horário e assim as listas e o atendimento muito melhor." A mim não passa de puro Big Brother esta actuação. Mas indo mais longe, que bom negócio os laboratórios terão este ano quando venderem todo o stock e assim encaixarem alguns milhões. Quanto a nós, continuaremos sim, com mais uma vacina dentro de nós e contentes para mais um ano. Assim vai o mundo nesta Alhada e quem sabe para o ano numa Balhada e por ai fora.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Reflexão Familiar...
A cada dia que passa, menos nos importamos com a verdadeira essência da palavra "Família".
Mas que espírito é esse então? Será que, para se ser um bom Familiar tem de se estar constantemente perto do outro, manter o ritual de Sábado e Domingo do correr á casa dos pais e sogros?... se assim é, então não sou um bom Familiar.
Penso que o mais importante nesta pequena questão se prende não com o estar presente mas sim o fazer de presente, coisa que se vê muito hoje em dia. Nesta situação e no meu ver o gostar de uma pessoa não está relacionado directamente com as vezes que se está junto, mas sim se gostamos mesmo da pessoa. Tanta gente que está afastado tempos e tempos e são unha e carne. Como é possível?... gostando mesmo da pessoa.No meu caso, passam semanas que contacto os meus pais só por telecomunicações mas o gostar está la. O meu Irmão por exemplo, longe, mas perto, sempre perto aquele miúdo que vi crescer e já com 22 anos hoje. Respeitando todas as outras opiniões e se a essência da palavra Família é outra, então faço um Mea Culpa por estes anos todos...
Mas que espírito é esse então? Será que, para se ser um bom Familiar tem de se estar constantemente perto do outro, manter o ritual de Sábado e Domingo do correr á casa dos pais e sogros?... se assim é, então não sou um bom Familiar.
Penso que o mais importante nesta pequena questão se prende não com o estar presente mas sim o fazer de presente, coisa que se vê muito hoje em dia. Nesta situação e no meu ver o gostar de uma pessoa não está relacionado directamente com as vezes que se está junto, mas sim se gostamos mesmo da pessoa. Tanta gente que está afastado tempos e tempos e são unha e carne. Como é possível?... gostando mesmo da pessoa.No meu caso, passam semanas que contacto os meus pais só por telecomunicações mas o gostar está la. O meu Irmão por exemplo, longe, mas perto, sempre perto aquele miúdo que vi crescer e já com 22 anos hoje. Respeitando todas as outras opiniões e se a essência da palavra Família é outra, então faço um Mea Culpa por estes anos todos...
Um bem vindo ao próprio autor do blog
...há a tendência de se dizer, que a 1ª vez é sempre especial. Ora o meu 1º post não vai ser nada disso, mas sim um bem vindo ao autor do blog, moi mesmo, e que irá dar os seus primeiros passos por este mundo. Á partida não achava nada de especial, muito menos interessante...Bem vindo Sr.Paulo Cadeiras.
Subscrever:
Mensagens (Atom)